Consistência
Olá a todos!
Hoje pensei em escrever-vos sobre um tema um pouco diferente do habitual. Hoje vamos falar de consistência, e porque considero ser um dos principais skills que deves desenvolver.
Por vezes fico admirado por tão poucas pessoas darem valor à consistência. É normal existir muita ambição para ser um melhor comunicador, um melhor negociador ou um melhor técnico, mas poucos falam em consistência.
Na minha opinião isso acontece porque a consistência é algo que não se vê, e que eventualmente se torna muito difícil de “mostrar” aos outros. A realidade é que não vais impressionar ninguém apenas ao dizer que és uma pessoa que aprecia rotina. Sim, a consistência vive muito da tua rotina do dia a dia. Em pleno século XXI as pessoas têm horror em dizer que vivem e que fazem o mesmo todos os dias. É muito mais sexy estar continuamente ocupado e a realizar coisas diferentes.
O que se entende então por rotina, e em que casos pode ser altamente benéfica? Bom, pensa da seguinte forma, achas que os melhores profissionais do mundo nascem com um dom? Na grande maioria digo-te que não, na realidade são o resultado de milhares de horas de prática. Por exemplo, o nadador olímpico Michael Phelps durante a sua adolescência treinou 365 dias por ano, durante 5 anos! São mais de 1800 dias seguidos onde não falhou um único treino. Fosse natal, fosse feriado ou fim de semana, fosse o seu aniversário, ele não falhou um único treino. Para mim é uma prova fantástica de consistência, que o levou a ser o melhor nadador do mundo.
Dou-te outro exemplo, quem me conhece sabe que sou um grande adepto de Fórmula 1. Não consigo imaginar desporto onde a consistência seja tão recompensada como na F1. Os pilotos treinam vezes sem conta até realizarem voltas de uma forma quase mecânica, e conseguem fazê-lo com diferenças de milésimos de segundo. Os mecânicos treinam centenas de vezes a troca de pneus, e durante cada fim de semana é recolhida imensa informação biométrica que depois é utilizada em simuladores para preparar a corrida. Todo este ritual se repete de 15 em 15 dias. É por isso que considero as equipas de F1 um grande exemplo de consistência e profissionalismo.
Na tua vida profissional podes beneficiar do mesmo. Por exemplo, tenta ir dormir sempre à mesma hora, o teu corpo vai-te recompensar por isso. Se descansares em condições o teu cérebro elimina toxinas e vais-te sentir ótimo no dia seguinte. Lê um pouco todos os dias, nem que seja 15m. Ao fim de um ano isso representa cerca de 5500 horas, e acredita que vais aprender muito em todas essas horas de leitura. Não será melhor que estares sempre em frente da TV? Se incluíres rotinas saudáveis no teu dia a dia vais-te melhorar pouco a pouco. É assim que se chega à excelência, muito trabalho duro, e uma grande dose de rotina e consistência.
A beleza é que podes aplicar esta disciplina a quase tudo na tua vida. Queres estar em forma? Sê consistente na tua forma de comer e na quantidade de vezes que treinas. Queres amealhar dinheiro? Sê consistente em poupar o mesmo montante todos os meses. Tudo depende da tua força de vontade e da tua disciplina. É por isso que considero a consistência o melhor dos skills a que podes ambicionar. Não te vou dizer que é fácil. Por exemplo, o teu corpo vai sempre resistir quando acordares às 5h da manhã para ires fazer um treino físico. Cabe-te a ti seres mentalmente forte para dizeres a ti próprio que não tens outra opção senão ir. Esta batalha é diária, e de cada vez que consegues fazê-lo vais ficar um pouco mais forte.
Vou-te dar outro exemplo prático. Queres aprender uma nova língua? Não existem impossíveis, apenas tens que traçar um plano de estudo, e segui-lo de forma consistente. Investe por exemplo 1h/dia no estudo do tópico que desejas aprender/melhorar, e cumpre de forma religiosa. Não deves falhar uma única sessão de estudo, porque quando isso acontece vais dar por ti a falhar mais vezes à frente. Se fizeres dessa atividade uma rotina vai-te custar muito menos, e antes que dês por isso vais-te tornar muito bom no que quer que desejes aprender.
A escrita de um post semanal neste blog é para mim uma rotina que tenho cumprido de forma consistente. Nem sempre é fácil investir tempo do meu fim de semana a escrever, mas garanto-vos que vencida a inércia inicial, é algo que me dá muito gosto.
Espero que tenham gostado, para a semana há mais
Até lá, boas leituras