Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

13 de Março, 2020

Ficar de quarentena não significa parar

Luís Rito

Olá!

 

Encontramo-nos a braços com uma situação delicada, não há como negá-lo. Desde há umas semanas que o corona vírus virou o mundo de muitos de nós completamente do avesso. Eventos estão a ser cancelados em quase toda a sua totalidade, empresas mandam os seus colaboradores trabalhar a partir de casa e tem ocorrido uma corrida aos supermercados de forma louca. Antes de abordar o tema de como podemos ver a quarentena com outros olhos, gostava de deixar a minha opinião sobre os eventos que têm ocorrido nos últimos dias.

 

Por favor, mentalizem-se que o corona vírus não é o fim do mundo. Não estou com isto a dizer que não é grave, mas não há necessidade de correr para os supermercados e levar todos os enlatados ou rolos de papel higiénico. Esses bens têm que chegar para todos, e se a grande maioria levar comida que lhes dá para 6 meses não vai chegar para as necessidades de toda a população. Reparem que a situação na China começa a estabilizar, o que me leva a acreditar que em Portugal vamos ter uma fase em que a propagação do vírus poderá piorar mas que tenderá a estabilizar também. Se todos cumprirmos com as nossas obrigações o impacto poderá ser baixo, e quando falo em obrigações falo em cumprir com as normas básicas de higiene e quarentena. É estúpido na situação em que estamos organizarem-se festas a celebrar o corona vírus! Lembrem-se que podemos não estar no grupo de risco, mas todos somos potenciais transmissores da doença, e podemos infetar os nossos entes mais queridos. Portanto, quando as escolas fecharem na próxima semana tentem não deixar as crianças com os avós, já que esses apresentam um risco muito maior de não resistir ao vírus.

 


Agora que já desabafei um pouco, vamos falar de um tema bem mais interessante. Se estás a ver o copo meio vazio, digo-te já que podes encarar a quarentena como uma oportunidade. Sim, nem tudo é mau, ao trabalhares de casa vais ter mais tempo disponível (assumindo que gastas diariamente algum tempo em deslocações) no teu dia para cultivares bons hábitos. O não deveres sair de casa a toda a hora também te vai trazer mais tempo, tenta apenas não o utilizar todo a ver TV ou Netflix.


1. Trabalha na tua criatividade
Uma excelente técnica passa pela escrita de 10 ideias sobre um determinado tema todos os dias. Podem ser coisas tão simples como "10 ideias de sítios onde gostaria de passar férias" ou "10 ideias de como posso ganhar tempo no meu dia-a-dia". Aproveita que estás em casa e que tens mais tempo disponível pela manhã para fazer atividades como meditação ou trabalhar a tua veia criativa. Se tens curiosidade sobre como podes utilizar a técnica de escrever 10 ideias por dia para melhorar a tua criatividade dá uma vista de olhos neste artigo.

 

2. Aproveita para pensares na tua carreira
Define um plano de desenvolvimento para ti mesmo! Onde te vês em 3 ou 5 anos? O que deves realizar para lá chegar? Pensa muito bem em formações ou certificações que necessitas, que experiência precisas de aquirir, a rede de contactos que vais necessitar e que projetos tens que completar. Utiliza o tempo extra para pensar, é normal no nosso dia-a-dia tendermos a andar sempre a 1000% e não o fazermos. Para mais detalhe sobre este tema vê este artigo.

 

3. Lê aquele livro que teima em ficar na mesa de cabeceira há vários meses
Aproveita para pôr a leitura em dia, ler vai manter a tua mente ocupada e criativa :). Se já esgotaste o stock de livros para ler compra através da Amazon para teres acesso instantâneo a muito material de leitura.

 

4. Combate a preguiça
Ficar fechado em casa é meio caminho andado para entrares em modo "Garfield" (comer e dormir). Deves combater a preguiça com todas as armas que tens! Para isso, sempre que queiras ser produtivo começa com tarefas fáceis e pequenas para combateres a inércia, elimina tudo o que são distrações, como a TV ou o telemóvel e dá pequenas recompensas a ti mesmo quando consigas atingir um objetivo. Por exemplo, por cada 50m de trabalho faz uma pausa de 10m. Para saberes mais, vê este artigo.

 

5. Aproveita para criar bons hábitos
Boa alimentação e muito descanso é sempre uma excelente aposta. Tenta comer alimentos saudáveis, ricos em vitaminas, minerais e fibras. Esquece alimentos processados e carregados de açucar, investe em muitos vegetais e frutas,  já que são ricos em antioxidantes e vitaminas. Não te esqueças de te manter hidratado, continua a beber regularmente água ou chá. Aproveita também para pores o descanso em dia. No nosso local de trabalho por vezes não é fácil fazer uma pequena sesta a meio do dia, mas em casa é perfeitamente possível. Almoça em 30m e depois fecha os olhos por 20m, vais-te sentir como novo. Tenta também manter uma rotina de horas de levantar e deitar.

 

6. Treina em casa
Lá por estares em casa não significa que fiques com o rabo sentado todo o dia. Tenta fazer algum exercício. Se tens uma garagem ou uma divisão extra então aproveita-a para te poderes mexer. Se tiveres uma passadeira ou bicicleta ainda melhor. Uma boa técnica é ligares o YouTube e pesquisares por aulas de fitness como por exemplo "Tabata". Depois é tentares seguir o ritmo dos instrutores! Se gostas de musculação e tens espaço então podes montar um mini ginásio. Vê este artigo onde te falo de como montar um mini ginásio sem que isso te leve à falência :).

 

E é tudo, uma quarentena não tem que ser o fim do mundo, aproveita-a da melhor maneira e lembra-te que as situações menos boas servem para nos ir tornando cada vez mais fortes.

 

Até à próxima

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Luís Rito

    16.03.20

    Muito obrigado pela dica. Corrigido! Boa semana :)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.