Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

29 de Novembro, 2020

Life & Productivity Hack 11: Define objetivos mensais, semanais e diários

Luís Rito

Não é possível gerir aquilo que não se mede. Como sabes se estás a ir na direção certa e na velocidade certa se não definires objetivos? Pois é, não sabes! É por isso que a definição de objetivos é algo fundamental para o profissional moderno. Quanto a ti não sei, mas normalmente é quando o deadline de uma atividade se está a aproximar que sou mais produtivo. Muitos estudantes sabem perfeitamente o que isso é, podem ter uma semana para estudar para um exame, mas miraculosamente é no último dia que acabam por estudar com mais afinco. Isto acontece porque, é quando o prazo para algo se aproxima, que sentimos realmente uma maior pressão para o fazer. Tarefas com prazos muito alargados nunca são uma boa prática, é preferível "parti-la" em atividades mais curtas e com deadlines mais apertados, porque nos leva a evitar a procrastinação. Enquanto humanos vamos sempre ter uma tendência para adiar tarefas que não nos agradam ou que são difíceis de fazer. Quando defines prazos muito alargados, estás a permitir a ti mesmo atrasar tarefas o mais possível e ceder ao impulso de fazer algo mais divertido no curto prazo, como ver um filme ou estar simplesmente nas redes sociais. Se fizeres o inverso e definires tarefas com datas de conclusão mais apertadas, vais-te obrigar a fazê-las, ainda que não te agradem a 100%.

 

A definição de objetivos é algo que deves encarar seriamente, arrisco-me a dizer que vai mudar a forma como trabalhas. Deves fazê-lo como se um roadmap de iniciativas para uma empresa se tratasse. Ou seja, todos sabemos que é no final de um ano e no início do próximo que surgem mais resoluções de ano novo. Pode ser uma boa oportunidade para pensares no que queres realizar em 2021. Aqui deves pensar de uma forma macro, deves definir uma visão, pode ser tão simples como uma frase ou duas. Por exemplo, enquanto gestor de projeto posso dizer que a minha visão é ganhar competências na gestão de portfólios de projetos e consolidar e expandir conhecimentos de metodologias agile. Definindo a visão, torna-se mais simples atribuir objetivos mensais, semanais e diários. Utilizando o exemplo acima, poderia definir no primeiro trimestre do ano certificar-me numa metodologia de gestão de portfólios, o que poderia ser subdividido em: Garantir os pré-requisitos para a inscrição na certificação no mês 1, definir um plano de estudos no mês 2 e estudar e certificar-me no mês 3. Sendo objetivos mensais, são ainda algo vagos e difíceis de seguir, motivo pelo qual é necessário descer ao nível do planeamento semanal e diário. Exemplo:

 

Mês 1: Objetivo de garantir pré-requisitos para a inscrição na certificação

Semana 1: Identificar lista de pré-requisitos para a certificação, bem como bibliografia a ler;

Semana 2: Realizar formação presencial sobre gestão de portfólios (pré-requisito para a inscrição);

Semana 3: Pedir referências a profissionais da área (pré-requisito para a inscrição);

Semana 4: Realizar inscrição.

 

Como deves calcular o exemplo acima é só e apenas um cenário simplista. Na realidade as coisas podem ser bem mais complexas, daí a necessidade de definir um planeamento diário para garantir que as atividades são executadas. Ou seja, na primeira semana do mês 1, podes definir que durante segunda e terça-feira identificas a lista de pré-requisitos e que os registas num ficheiro de excel, e que na quarta e quinta-feira fazes uma pesquisa e recolha de toda a bibliografia relevante que deves ler. Desta forma, não só podes manter um controlo apertado sobre as tuas tarefas, como podes identificar desvios e definir ações para corrigir esses mesmos desvios. Se por exemplo não conseguiste terminar a tarefa que te tinhas proposto realizar na terça-feira, sabes que na quarta-feira tens que aplicar um esforço extra para terminar tanto a tarefa de terça-feira como a de quarta-feira. Isto também te obriga a procastinar menos e a ser mais produtivo.

A parte boa, é que podes e deves definir objetivos tanto na esfera profissional como na esfera pessoal, pois dessa forma atingirás um equilíbrio no que te propuseste a realizar tanto no teu trabalho como nos teus objetivos pessoais. Dito isto, porque não começas já hoje a pensar nos teus objetivos :)?

 

Vê os Life & Productivity Hacks anteriores:

1. Levantar cedo e cedo erguer

2. Dá descanso ao teu telemóvel

3. 30m de exercício físico fazem maravilhas

4. Uma boa rotina matinal pode mudar a tua vida

5. Cria novos hábitos

6. Foca-te numa coisa de cada vez

7. Aprende a dizer "Não"

8. Limita o acesso ao teu email

9. A importância de uma boa noite de sono

10. Define prioridades