Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

07
Dez20

Life & Productivity Hack 13: Quando sob stress, foca-te apenas na próxima tarefa

Luís Rito

Já alguma vez te viste com tantas tarefas para fazer que acabaste por bloquear e não fazer nenhuma? Acho que quase todos já passámos por isto, a pressão que existe hoje no mundo empresarial é alta, exige-se aos colaboradores que deem o seu máximo e inevitavelmente acabamos com demasiadas tarefas para tão pouco tempo. A pressão e o nível de stress devem sempre ser doseados, porque caso exista pouca pressão, acabamos por nos aborrecer, mas se existir demasiada pressão, acabamos por sofrer um burnout. Devemos, portanto, procurar um ponto intermédio que nos permita ser mais produtivos sem nos matarmos no processo. Muitas vezes, quando sob muito stress e muita pressão, acabamos por não fazer nada bem, porque tentamos fazer o máximo de tarefas ao mesmo tempo. Na minha opinião isso é um erro por dois motivos, o primeiro é que enquanto seres humanos todos nós somos fracos no multitasking, e o segundo é que acabamos por pensar em tudo o que temos para fazer (sim, aquela lista interminável), e perdemos a motivação. Ninguém gosta de olhar para a frente e ver um caminho ainda muito longo a percorrer, pode ser difícil lidar com esta situação.

 

É por isso que quando estiveres a passar por uma fase de elevado stress, deves focar-te sempre em duas coisas, a primeira passa por definir muito bem prioridades, ou seja, no que vais trabalhar em primeiro lugar. A segunda é, em te focares apenas na tarefa imediata e esquecer tudo o que tens que fazer depois disso. Esta segunda técnica é ótima para as pessoas que bloqueiam e desmotivam quando têm demasiado que fazer. Esquece toda aquela lista infinita e dá o teu máximo na próxima tarefa que tens em mãos, não penses no passado, nem penses no futuro, apenas foca-te a 100% na tarefa atual. Depois de a terminares, passa para a próxima, e por aí em diante até terminares o teu dia. O foco elevado numa tarefa de cada vez, vai dar-te um boost de motivação quando a acabares, permitindo-te atacar a próxima tarefa ainda com mais determinação. O não olhares muito para a frente, ajuda-te a não bloquear e a evitar o multitasking.

Dá uma oportunidade a esta técnica, experimenta já hoje com as tuas tarefas diárias, garanto que a tua produtividade vai disparar, afinal, estar muito ocupado é bem diferente de ser um profissional produtivo. 

 

Vê os Life & Productivity Hacks anteriores:

Vê todos os Life & Productivity Hacks de 1 a 10

Life & Productivity Hack 11: Define objetivos mensais, semanais e diários

Life & Productivity Hack 12: Lê

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.