Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

09
Dez20

Life & Productivity Hack 14: Vive um estilo de vida simples

Luís Rito

Porque pode um estilo de vida mais simples e menos materialista tornar-nos mais felizes e mais produtivos? Bom, há que desmistificar primeiro o que se entende por um estilo de vida simples. Aqui refiro-me a ter hábitos menos materialistas e menos consumistas, ou seja, reduzir ao máximo a quantidade de coisas que não precisamos nas nossas vidas. Creio que nos dias de hoje, temos cada vez mais, é comum uma única pessoa ter dezenas de sapatos ou roupa suficiente para vestir 10 ou 20 pessoas diferentes, ter mais que um telemóvel, ter incontáveis objetos na sua casa ao qual não dá uso, etc. Toda esta quantidade de coisas nos retira o foco naquilo que realmente interessa. Sabes porque é que o Steve Jobs utilizava sempre o mesmo estilo de roupa? Para não ter que acordar de manhã e ter que decidir o que tinha que vestir, ele era um adepto de simplificar ao máximo a sua vida. Grandes personalidades que utilizam a mesma estratégia são o ex-presidente dos EUA Barack Obama e também o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. Todas estas pessoas tomam decisões bastante importantes no seu dia a dia, pelo que tentam facilitar a sua vida sempre que podem. Assim, o Barack Obama ao preparar-se para ir trabalhar já sabe que vai vestir uma camisa branca, um fato cinzento ou azul escuro e uma gravata não muito diferente dos fatos. Tomar muitas decisões pode ser fatigante, pelo que se conseguirmos reduzir nem que seja apenas uma, já ganhamos algo.

 

De igual forma, ter demasiada "tralha" em casa pode ser cansativo. Pessoalmente sou um adepto do minimalismo, pelo que tento apenas ter objetos que realmente necessito no meu dia-a-dia. Outra grande vantagem é que poupas muito dinheiro, pois passas a dar mais valor à qualidade e menos à quantidade, o que inevitavelmente te leva a comprar menos. Ter pouca coisa pode até ser libertador, pois sabes que as tuas compras são sempre ponderadas e focadas no valor que algo acrescenta na tua vida. Ter menos também faz com que a tua casa pareça maior, afinal não necessitas de ter divisões só para amontoar artigos que não precisas realmente. O segredo aqui é apenas manteres algo ao qual dás muito valor. Para umas pessoas podem ser CD´s de música, para outras livros, para outras revistas aos quadradinhos, etc. Será quase sempre diferente para cada um de nós. No meu caso tento apenas manter os meus gadgets (sim adoro tecnologia ) e os meus livros. Para ir trabalhar adoto a estratégia do Obama, fato de cores neutras e camisa branca todos os dias, zero preocupações com escolha de roupa. Por mais incrível que pareça, agora que estou em teletrabalho tenho mais dificuldade em escolher o que vestir do que quando ia para o escritório todos os dias! Artigos que me fazem estar em forma são também de grande valor para mim, como a bicicleta estática ou de BTT e material de ginásio que me permite treinar. Tudo o resto é opcional, se necessário posso desfazer-me disso sem qualquer tipo de remorsos.

Tenta libertar-te de coisas que não necessitas, e mantem tudo aquilo a que dás valor. Garanto que a tua vida vai ficar mais simples, mais económica e mais produtiva.

 

Vê os Life & Productivity Hacks anteriores:

Vê todos os Life & Productivity Hacks de 1 a 10

Life & Productivity Hack 11: Define objetivos mensais, semanais e diários

Life & Productivity Hack 12: Lê

Life & Productivity Hack 13: Quanto sob stress, foca-te apenas na próxima tarefa

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.