Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

15
Dez20

Life & Productivity Hack 15: Poupa uma boa percentagem do teu ordenado

Luís Rito

No post anterior, falámos de como podemos viver um estilo de vida mais simples. Hoje falo-vos de algo que vem por arrasto a um estilo de vida mais modesto. Falo de poupar uma boa percentagem dos rendimentos mensais. Mas afinal, porque é que poupar pode ser considerado um life & productivity hack? Acho que quando estamos a trabalhar não o podemos estar a fazer com medo, e infelizmente isso acontece a muitas pessoas em muitas empresas. O medo de ser despedido pode influenciar em muito a forma como trabalhamos e pode levar-nos a não partilhar as nossas ideias de forma livre por receio de represálias. Isso não acontece quando se tem um bom colchão financeiro e quando se tem confiança nas nossas capacidades.

 

Levar um estilo de vida mais simples e com menos custos, pode ajudar-te a poupar uma percentagem dos teus rendimentos, e isso é algo que garanto que te vai trazer muita paz de espírito. É certo que hoje existe todo um grande conjunto de tentações que te impulsionam para o consumismo. Os automóveis cada vez mais giros e cada vez mais um símbolo de status e de sucesso, as roupas da moda, os gadgets cada vez mais avançados e cada vez mais tentadores, os restaurantes, concertos, etc etc. É normal veres pessoas com vencimentos modestos a levar uma vida acima das suas possibilidades. Não digo que isso seja errado, cada um faz o que bem entende, contudo é um estilo de vida que não permite poupança, e consequentemente te deixa preso a um emprego, afinal é necessário pagar todos os créditos e pagar o estilo de vida.

 

Não ter uma boa almofada financeira também impossibilita aproveitar oportunidades que podem surgir e que necessitam de investimento. Por vezes aparecem oportunidades que te podem gerar mais riqueza no futuro, como por exemplo, uma quebra do mercado de ações ou uma queda do mercado imobiliário. Mas mais que isso, o principal benefício é mesmo aquele que já tinha referido, a possibilidade de fazer apenas aquilo que se gosta. Quando se tem uma boa quantia e um estilo de vida modesto, é fácil largar um emprego que não se gosta, mesmo sem outro assegurado, e isso para mim, é ser verdadeiramente livre.

 

Ainda que adores o que fazes, poupa na mesma, ter opções é sempre melhor que não as ter de todo. Começa já hoje! 

 

Vê os Life & Productivity Hacks anteriores:

Vê todos os Life & Productivity Hacks de 1 a 10

Life & Productivity Hack 11: Define objetivos mensais, semanais e diários

Life & Productivity Hack 12: Lê

Life & Productivity Hack 13: Quanto sob stress, foca-te apenas na próxima tarefa

Life & Productivity Hack 14: Vive um estilo de vida simples

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.