Life & Productivity Hack 20: Porque deves investir em projetos pessoais?
Olá a todos e a todas, hoje tocamos num tema que sempre me motivou muitíssimo, projetos pessoais. Sou um grande adepto deste tipo de iniciativas, mas antes de explicar o porquê, tenho que definir o que são afinal projetos pessoais. Bom, digamos que se és como a maioria das pessoas, tens um emprego onde passas a maior parte do teu tempo. Os empregos acabam por reclamar uma grande fatia das nossas vidas, diria que se passas 1/3 da tua vida a dormir, outro 1/3 é passado a trabalhar ou em deslocações para que o consigas fazer. Enquanto pessoa que necessita de trabalhar para ganhar dinheiro, existe uma probabilidade alta de não te identificares a 100% com o que fazes. Pessoalmente acho que as pessoas que estão totalmente felizes com o seu emprego são uma minoria. Os projetos pessoais não encaixam neste perfil, já que por norma são algo que nos permite, seja porque motivo for, alcançar algo que desejamos e que pretendemos, e no qual estamos dispostos a trocar o nosso tempo para a sua criação ou realização.
Um projeto pessoal pode ser qualquer coisa. Dou-te alguns exemplos completamente opostos, para que vejas a diversidade que um projeto pessoal pode assumir:
- Escrever um livro;
- Iniciar um canal de YouTube ou um Podcast;
- Criar um programa de coaching direcionado a um nicho específico;
- Perder 10kg de peso;
- Preparar e fazer uma maratona;
- Tirar uma certificação;
- Aprender a falar Inglês;
- Aprender a tocar piano.
Como podes ver, a diversidade é infinita, e ainda bem que assim o é! Os projetos pessoais, ajudam-te acima de tudo a melhorar enquanto profissional e enquanto pessoa. É extremamente saudável ter mais interesses para além do nosso trabalho. Eu por exemplo já tive vários projetos ao longo da minha vida. Já criei um site de compra e venda de livros usados, duas apps para o velhinho Windows mobile 10, escrevi um livro sobre finanças pessoais e neste momento tenho este blog que estás a ler. Cada uma dessas experiências me enriqueceu de alguma forma. Tudo depende do teu objetivo final, no meu caso, tentei focar-me em algo que me pudesse de alguma forma trazer rendimento passivo e que ao mesmo tempo me desse prazer realizar.
Photo by Carl Heyerdahl on Unsplash
Não vou mentir, precisas de ter algum força de vontade para empreender na jornada que é um projeto pessoal. É certamente mais fácil ficar a ver séries na televisão do que trabalhar em algo, principalmente se te encontras no processo de criação. Vai envolver muita pesquisa, muito trabalho criativo e muita consistência. Contudo, a capacidade que vais ganhar em criar algo do zero vai-te dar um gosto enorme e vai trazer-te foco e resiliência que são competências aplicáveis em qualquer emprego. Não te apoies apenas em motivação, deves ter um objetivo e uma visão muito bem definidas para que as consigas perseguir dia sim dia sim, porque a motivação acaba sempre por desaparecer, mas o teu objetivo e a tua visão ficam.
Dou-te um exemplo para que interiorizes melhor. O meu grande objetivo pode ser por exemplo, ajudar pessoas a serem mais produtivas e a fazerem uma melhor gestão do seu tempo, ou pode ser, ajudar profissionais com agendas muito ocupadas a estar em forma. Com base nos objetivos traçados, a forma como ajudas e como entregas o teu valor, pode ser através de sessões de coaching 1 para 1, sessões de coaching direcionadas a um grupo, ou através de um canal de YouTube ou Instagram. Escolhida a estratégia, deves definir objetivos mensais, semanais e diários. Dá uma olhadela neste link para obteres mais informação.
Não deixes escapar a oportunidade de perseguir algo que te apaixone. Arrisca, não tens nada a perder (para além das séries que não vais ver :) ).
Vê os Life & Productivity Hacks anteriores:
Vê todos os Life & Productivity Hacks de 1 a 10
Life & Productivity Hack 11: Define objetivos mensais, semanais e diários
Life & Productivity Hack 12: Lê
Life & Productivity Hack 13: Quanto sob stress, foca-te apenas na próxima tarefa
Life & Productivity Hack 14: Vive um estilo de vida simples
Life & Productivity Hack 15: Poupa uma boa percentagem do teu ordenado
Life & Productivity Hack 16: Afinal, quando compensa fazer multitasking?
Life & Productivity Hack 17: Uma boa nutrição também ajuda o cérebro
Life & Productivity Hack 18: O foco e a atenção são limitados, aproveita-os
Life & Productivity Hack 19: Como criar um local de trabalho mais produtivo?