Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

24
Jan21

Life & Productivity Hack 20: Porque deves investir em projetos pessoais?

Luís Rito

Olá a todos e a todas, hoje tocamos num tema que sempre me motivou muitíssimo, projetos pessoais. Sou um grande adepto deste tipo de iniciativas, mas antes de explicar o porquê, tenho que definir o que são afinal projetos pessoais. Bom, digamos que se és como a maioria das pessoas, tens um emprego onde passas a maior parte do teu tempo. Os empregos acabam por reclamar uma grande fatia das nossas vidas, diria que se passas 1/3 da tua vida a dormir, outro 1/3 é passado a trabalhar ou em deslocações para que o consigas fazer. Enquanto pessoa que necessita de trabalhar para ganhar dinheiro, existe uma probabilidade alta de não te identificares a 100% com o que fazes. Pessoalmente acho que as pessoas que estão totalmente felizes com o seu emprego são uma minoria. Os projetos pessoais não encaixam neste perfil, já que por norma são algo que nos permite, seja porque motivo for, alcançar algo que desejamos e que pretendemos, e no qual estamos dispostos a trocar o nosso tempo para a sua criação ou realização.

 

Um projeto pessoal pode ser qualquer coisa. Dou-te alguns exemplos completamente opostos, para que vejas a diversidade que um projeto pessoal pode assumir:

 

  • Escrever um livro;
  • Iniciar um canal de YouTube ou um Podcast;
  • Criar um programa de coaching direcionado a um nicho específico;
  • Perder 10kg de peso;
  • Preparar e fazer uma maratona;
  • Tirar uma certificação;
  • Aprender a falar Inglês;
  • Aprender a tocar piano.

 

Como podes ver, a diversidade é infinita, e ainda bem que assim o é! Os projetos pessoais, ajudam-te acima de tudo a melhorar enquanto profissional e enquanto pessoa. É extremamente saudável ter mais interesses para além do nosso trabalho. Eu por exemplo já tive vários projetos ao longo da minha vida. Já criei um site de compra e venda de livros usados, duas apps para o velhinho Windows mobile 10, escrevi um livro sobre finanças pessoais e neste momento tenho este blog que estás a ler. Cada uma dessas experiências me enriqueceu de alguma forma. Tudo depende do teu objetivo final, no meu caso, tentei focar-me em algo que me pudesse de alguma forma trazer rendimento passivo e que ao mesmo tempo me desse prazer realizar. 

 

Do more!

Photo by Carl Heyerdahl on Unsplash

 

Não vou mentir, precisas de ter algum força de vontade para empreender na jornada que é um projeto pessoal. É certamente mais fácil ficar a ver séries na televisão do que trabalhar em algo, principalmente se te encontras no processo de criação. Vai envolver muita pesquisa, muito trabalho criativo e muita consistência. Contudo, a capacidade que vais ganhar em criar algo do zero vai-te dar um gosto enorme e vai trazer-te foco e resiliência que são competências aplicáveis em qualquer emprego. Não te apoies apenas em motivação, deves ter um objetivo e uma visão muito bem definidas para que as consigas perseguir dia sim dia sim, porque a motivação acaba sempre por desaparecer, mas o teu objetivo e a tua visão ficam.

 

Dou-te um exemplo para que interiorizes melhor. O meu grande objetivo pode ser por exemplo, ajudar pessoas a serem mais produtivas e a fazerem uma melhor gestão do seu tempo, ou pode ser, ajudar profissionais com agendas muito ocupadas a estar em forma. Com base nos objetivos traçados, a forma como ajudas e como entregas o teu valor, pode ser através de sessões de coaching 1 para 1, sessões de coaching direcionadas a um grupo, ou através de um canal de YouTube ou Instagram. Escolhida a estratégia, deves definir objetivos mensais, semanais e diários. Dá uma olhadela neste link para obteres mais informação.

Não deixes escapar a oportunidade de perseguir algo que te apaixone. Arrisca, não tens nada a perder (para além das séries que não vais ver :) ).

 

Vê os Life & Productivity Hacks anteriores:

Vê todos os Life & Productivity Hacks de 1 a 10

Life & Productivity Hack 11: Define objetivos mensais, semanais e diários

Life & Productivity Hack 12: Lê

Life & Productivity Hack 13: Quanto sob stress, foca-te apenas na próxima tarefa

Life & Productivity Hack 14: Vive um estilo de vida simples

Life & Productivity Hack 15: Poupa uma boa percentagem do teu ordenado

Life & Productivity Hack 16: Afinal, quando compensa fazer multitasking?

Life & Productivity Hack 17: Uma boa nutrição também ajuda o cérebro

Life & Productivity Hack 18: O foco e a atenção são limitados, aproveita-os

Life & Productivity Hack 19: Como criar um local de trabalho mais produtivo?

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Luís Rito 27.01.2021

    Olá :) antes de mais obrigado pelo comentário. Não te martirizes, se já tens um blog que atualizas regularmente com algo que gostas, então já tens mais que a maioria das pessoas. Acho que se queres avançar com um canal de YouTube ou um Podcast força nisso! Acredito que qualquer um de nós consegue evoluir no que quer que seja, desde que com treino. Por exemplo, se ficas sem algo para dizer, faz a gravação dos teus vídeos por pequenos clips, e junta tudo num programa de edição de vídeo. A preparação também é muito importante, antes de fazer o vídeo, escrever em papel aquilo que se vai falar pode ajudar a organizar as ideias. Tenho a certeza que após alguns vídeos já vais estar muito mais à vontade :)
  • Sem imagem de perfil

    M.H. 27.01.2021

    Não tenho intenção de avançar (por enquanto) com um canal no YT ou um podcast...mas agradeço as dicas!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.