Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

06
Nov22

Timeboxing - O que é e como pode ser utilizado para melhorar a nossa produtividade

Luís Rito

O timeboxing vai melhorar a tua vida!

Uau, começar logo com uma afirmação destas! Deve ser algo mesmo transformador não? Não tomes a minha palavra por garantida, vou-te explicar o que é o timeboxing e porque considero que é uma das melhores formas de melhorar a produtividade, depois podes decidir se a frase com que comecei é mesmo verdade.

Vou explicar o conceito da forma mais simples possível, afinal de contas, as grandes estratégias que nos permitem melhorar produtividade são na sua essência bastante simples. Timeboxing consiste em definir um período de tempo para uma tarefa, decidir quando esse período de tempo será realizado e simplesmente fazer tudo para que aconteça. Exemplo simples retirado da minha rotina diária, todos os dias defino um slot de tempo das 6h às 7h para fazer exercício físico, e faço tudo para que se concretize. Isto é timeboxing, simples não é? 

Porque que é tão eficaz? O timeboxing toca em vários comportamentos benéficos, como por exemplo:

 

  • Incentiva a focar numa tarefa única
  • Incentiva a definir prioridades
  • Incentiva ao planeamento antecipado
  • Incentiva a partir uma tarefa grande em tarefas mais pequenas
  • Dá motivação sempre que uma tarefa é concluída

 

O segredo é fazer timeboxing e registar as atividades a realizar numa agenda ou calendário (físico ou digital). No cenário ideal deves registar mesmo as atividades fora do teu trabalho, como ginásio, deslocações, hora de almoço, pausas, etc. Ao fim de algum tempo de prática vais ter uma ideia clara sobre tudo o que tens para fazer durante o teu dia e vais também melhorar a tua capacidade de planeamento e de realizar estimativas para tarefas. Uma tarefa que inicialmente poderias estimar para 1h pode revelar-se ao fim de algum tempo uma tarefa de apenas 30m, essa sensibilidade virá com a prática.

 

Productivity image

Photo by Matt Ragland on Unsplash

 

Eu pessoalmente, gosto no final de cada dia de trabalho planear o próximo. A ideia é definir slots de tempo para as tuas tarefas do dia. Não te esqueças de deixar alguns espaços em branco na tua agenda, ter o dia totalmente planeado dá espaço a pouca flexibilidade. Muita rigidez não é positivo e pode vir a causar-te mais stress do que a ajudar.

Uma grande vantagem é que ao planeares desta forma, vais-te aperceber se por exemplo estás a consumir muito tempo em reuniões ou atividades que não te aproximam dos teus objetivos. É por isso que gosto mais deste conceito de timeboxing do que listas de tarefas. Uma lista de tarefas não te incentiva à ação, mas uma tarefa registada na agenda sim.

Não percas mais tempo e dá uma oportunidade a esta técnica de produtividade. Depois decide por ti se é algo que queres manter para futuro ou não. No meu caso utilizo diariamente e cada dia que passa estou mais fã.

Até à próxima